Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marginal Norte de Peniche vai ser alterada face ao perigo de derrocada

A Agência Portuguesa do Ambiente recomendou à Câmara de Peniche que altere o traçado da Avenida Marginal Norte, face ao risco de eventual derrocada nas arribas adjacentes, e a autarquia começou a trabalhar nesse sentido.

Marginal Norte de Peniche vai ser alterada face ao perigo de derrocada
Notícias ao Minuto

18:13 - 17/12/18 por Lusa

País Autarquia

À agência Lusa, a APA informou hoje que "em maio de 2015 recomendou à Câmara Municipal de Peniche a relocalização do traçado da estrada Marginal Norte", via junto ao mar que liga a cidade de Peniche ao Cabo Carvoeiro, no distrito de Leiria, para "minimizar a probabilidade de afetação da estrada marginal por movimentos de massa de vertente e mitigar o risco para os utentes da mesma".

O presidente da Câmara, Henrique Bertino, disse à Lusa que, desde que tomou posse em outubro de 2017, esta tem sido uma das suas prioridades "pelas razões de segurança que o preocupam".

Daí para cá, já começaram a ser feitos levantamentos topográficos nas zonas que apresentam maior insegurança e avaliações de terrenos, com o intuito de iniciar negociações com os proprietários para a sua aquisição, adiantou.

Desde 2015 que a APA tem efetuado "vistorias e monitorizações frequentes" ao longo de todo o litoral de Portugal continental, incluindo Peniche, onde existem "zonas mais suscetíveis de ocorrerem fenómenos instáveis" e "potencialmente geradoras de risco" para as pessoas.

Como a arriba adjacente à Marginal Norte "é uma das diversas situações de risco conhecidas no litoral português", a última monitorização foi feita em setembro desde ano, com recurso a um veículo aéreo não tripulado para "recolher informação cartográfica e fotográfica mais rigorosa sobre a evolução" daquele troço.

Se a perigosidade das arribas se elevar, APA e o município ponderam vir a interditar a circulação automóvel parcial ou totalmente.

O autarca disse ainda que pretende "em 2019 propor a alteração do traçado e começar a executar a obra".

Até que haja uma nova via, Henrique Bertino autorizou a abertura de um concurso para a aquisição de proteções laterais em metal e em madeira para garantir a segurança dos automobilistas, impedir o estacionamento de veículos sobre as arribas e minimizar acidentes com eventuais derrocadas.

A Marginal Norte integrava a Estrada Nacional 114, mas foi desclassificada dentro da cidade há duas décadas.

Face à instabilidade das falésias em Peniche, APA, Proteção Civil Municipal e Autoridade Marítima interditaram parte da arriba e o acesso à mesma na Papoa, também na cidade e perto da Marginal Norte.

A zona, que era até utilizada com frequência por pescadores lúdicos, apresenta um bloco de rocha com sintomas de instabilidade e fortes indícios de queda".

As autoridades garantiram continuar a acompanhar a evolução do estado da arriba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório