Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhadores e Grupo Plural Entertainment chegam a acordo

Os trabalhadores do Grupo Plural Entertainment e a administração daquela empresa de criação de conteúdos televisivos chegaram a acordo, estando prevista a redução de horários e aumentos salariais, anunciou hoje o sindicato CENA-STE.

Trabalhadores e Grupo Plural Entertainment chegam a acordo
Notícias ao Minuto

13:26 - 17/12/18 por Lusa

País Protestos

O Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), num comunicado hoje divulgado, refere que "na passada sexta-feira, em plenário, os trabalhadores do Grupo Plural Entertainment (GPE) decidiram fechar acordo com a Administração depois de esta ter aproximado a sua proposta às reivindicações dos trabalhadores".

O acordo, entre a administração e os trabalhadores, prevê "a redução gradual do horário máximo de trabalho, devolvendo quase 500 horas por ano aos trabalhadores", bem como "aumentos salariais escalonados beneficiando os trabalhadores com salários mais baixos".

Além disso, está previsto também "que em 2019 as negociações continuarão para que em 2020 e anos seguintes se continuem a recuperar direitos dos trabalhadores e se otimize a necessária reorganização da empresa com o objetivo de atingir as oito horas de trabalho diário".

No acordo fica também firmada a "garantia de que os trabalhadores freelancers não serão prejudicados pela sua intervenção sindical".

Para o sindicato, "a luta dos trabalhadores do GPE demonstra que com união, solidariedade, persistência e força, é possível atingir objetivos que parecem inalcançáveis".

"É certo que este acordo representa um compromisso entre as partes e, do nosso ponto de vista, não faz total justiça a vários anos de horários desregulados e extenuantes e sem aumentos salariais e com condições de trabalho longe das ideais. Mas também é certo que esta conquista é real, fará diferença na vida dos trabalhadores e certamente demonstrará que o audiovisual e particularmente a produção de conteúdos televisivos, não pode viver num mundo à parte das regras laborais do país nem pode continuar a suportar a sua atividade em baixos salários, horários desregulados e em taxas altíssimas de precariedade", defende o CENA-STE.

Os trabalhadores do GPE realizaram entre 03 e 10 de dezembro uma greve parcial, em reivindicação por melhores condições de trabalho.

Uma das reivindicações dos trabalhadores era "a redução do Período Normal de Trabalho (PNT), que atualmente atinge as 11 horas de trabalho, durante a maioria dos dias da semana, do mês e do ano".

No último dia de greve, os trabalhadores decidiram avançar com nova greve, depois de a administração ter abandonado as negociações.

Entretanto, a administração manifestou abertura para regressar às negociações, o que levou os trabalhadores a levantarem o pré-aviso de greve, marcada para 18 a 31 de dezembro.

O GPE é responsável pelas telenovelas da TVI, estando neste momento duas em curso: "Valor da Vida" e "A Teia".

No comunicado hoje divulgado, o CENA-STE refere que partirá agora "para uma nova etapa, tanto na Plural como nas restantes empresas, com o objetivo final de alcançar regulamentação para todo o sector".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório