Meteorologia

  • 18 JULHO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Depois do Alentejo, sismo de magnitude 2.5 sentido nos Açores

Um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha açoriana do Pico, na região de São Mateus, sem causar danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois do Alentejo, sismo de magnitude 2.5 sentido nos Açores
Notícias ao Minuto

06:30 - 17/12/18 por Lusa

País Abalo

O sismo de 2.5 na escala de Richter foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores e teve epicentro a cerca de 4 quilómetros a Norte-Nordeste de São Caetano, na ilha do Pico, grupo central dos Açores, segundo o IPMA.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de São Mateus, ilha do Pico.

Este domingo à noite, recorde-se, um outro pequeno abalo foi sentido, desta feita em Portugal continental, mais precisamente no Alentejo.

O sismo de 2.7 na escala de Richter foi registado às 23h12 e o epicentro foi localizado a 10 quilómetros a oeste da cidade de Évora.

Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2.0), muito pequeno (2.0-2.9), pequeno (3.0-3.9), ligeiro (4.0-4.9), moderado (5.0-5.9), forte (6.0-6.9), grande (7.0-7.9), importante (8.0-8.9), excecional (9.0-9.9) e extremo (superior a 10).

O nível III da escala de Mercalli, significa uma intensidade fraca.

"É sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo", de acordo com a definição do IPMA para esta escala de XII níveis.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório