Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

PSP deteve casal que roubava turistas para vender bens online

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve durante esta semana um homem e uma mulher que se dedicavam a roubar turistas hospedados em casa de alojamento local, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa, anunciou hoje aquela força policial.

PSP deteve casal que roubava turistas para vender bens online
Notícias ao Minuto

18:45 - 14/12/18 por Lusa

País Lisboa

Segundo a PSP, na terça-feira foram detidos um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 37 anos, suspeitos de furto qualificado a residências de alojamento local a que a mulher tinha acesso.

"Estamos a falar de um casal em que a senhora tinha acesso privilegiado a estes locais, uma vez que tinha um vínculo profissional com entidades que fazem a gestão de alguns destes locais. Tendo acesso privilegiado, com as chaves, aproveitava-se disso para fazer o furto, normalmente cartões de crédito que utilizava depois para fazer algumas compras", esclareceu o comissário Nelson Ribeiro, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lisboa.

De acordo com a polícia, o casal dedicava-se depois à venda de "equipamentos eletrónicos", que comprava com os cartões roubados, através de páginas na internet.

Apesar das oito situações identificadas, na investigação que durou cerca de três meses, a polícia admite ainda que possam existir mais vítimas que ainda não fizeram queixa uma vez que só se apercebem do roubo "caso notem a falta do cartão ou através do extrato bancário".

Aos suspeitos foi arrestada uma conta bancária com 10.000 euros de saldo e apreendidos artigos avaliados em cerca de 12.000 euros, adquiridos com os cartões das vítimas.

Acusados da prática de sete crimes de furto qualificado e nove crimes de burla informática, os suspeitos ficaram em prisão preventiva.

De acordo com o comissário Nelson Ribeiro, as detenções ocorreram no seguimento de uma investigação que durava "há três meses", integrando a "aposta da PSP na segurança do turista".

A PSP revelou ainda que, no último trimestre do ano, registaram-se cerca de 60 queixas na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, aquela que concentra a maior percentagem de alojamentos locais na cidade.

Segundo a polícia, desde o início do ano já foram detidas "mais de 40 pessoas" relacionadas com este tipo de crime.

O comissário falava aos jornalistas no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), em Moscavide, e afirma "há uma preocupação constante em acompanhar sempre estes fenómenos ligados ao turismo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório