Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Acordo é "positivo", mas Autoeuropa não foi tema de conversa com Merkel

À saída do Conselho Europeu, e questionado pelo acordo entre sindicatos e estivadores, António Costa considerou o acordo alcançado "positivo" e afirmou que o tema Autoeuropa não foi, neste encontro de chefes de Estado, tema de conversa com a chanceler alemã.

Acordo é "positivo", mas Autoeuropa não foi tema de conversa com Merkel
Notícias ao Minuto

16:03 - 14/12/18 por Melissa Lopes

País Conselho Europeu

António Costa considerou esta sexta-feira "positivo" que se tenha chegado a um acordo que “permita a Portugal usar plenamente” o porto de Setúbal. O primeiro-ministro, que falava após mais um Conselho Europeu, disse que o assunto Autoeuropa não foi tema de conversa com Angela Merkel.

“O Governo manteve permanentemente um contacto não só com a Autoeuropa mas com todas as empresas afetadas”, afirmou Costa, notando que se acumularam 21 mil viaturas que “aguardavam o desbloqueamento para serem devidamente exportadas". Essas 21 mil viaturas, clarificou, não se acumularam apenas no porto de Setúbal mas sim "em vários locais". 

De resto, sobre este braço-de-ferro, entre estivadores e porto de Setúbal, o chefe do Governo português lembrou que foi assegurado à Autoeuropa as condições necessárias para a exportação.

“O porto abriu, o barco foi carregado, e as viaturas que eram para ser transportadas foram exportadas. Se não chegaram mais barcos, naturalmente foi porque não foram encomendados”.

Sobre o Conselho Europeu, Costa sublinhou, por um lado, “avanços na discussão, pela primeira vez, do quadro financeiro plurianual para um tema que é da maior preocupação dos portugueses que é os riscos da redução da política de coesão”, por outro, em matéria de reforma da zona euro, “um mandato muito concreto para que até junho o Eurogrupo apresente uma proposta focada na convergência”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório