Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Toda a costa portuguesa sob aviso laranja devido à agitação marítima

Alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Toda a costa portuguesa sob aviso laranja devido à agitação marítima
Notícias ao Minuto

06:59 - 13/12/18 por Lusa

País IPMA

Toda a costa de Portugal continental está hoje e na sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja até às 03:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de vento forte até às 10:00 de hoje.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Braga, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real por causa da queda de neve.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila do Conde e Ericeira estão hoje fechadas à navegação.

De acordo com a Autoridade Marítima Portuguesa, as barras de Aveiro e Viana do Castelo estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 35 e 30 metros, respetivamente.

A barra de S. Martinho do Porto está condicionada à navegação devido a assoreamento pelo que a Marinha recomenda que a barra "seja praticada apenas na preia-mar".

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã e aguaceiros, que podem ser localmente intensos, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada até ao final da manhã e em especial no litoral, e que serão pouco frequentes nas regiões do interior.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para 1000/1200 metros a partir da madrugada.

A previsão aponta também para vento moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) até meio da manhã, e forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h até meio da manhã, diminuindo de intensidade para o final do dia.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida de temperatura.

Para a região Sul prevê-se céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado e períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, mais prováveis no litoral oeste.

Está também previsto vento moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 70 km/h até meio da manhã, e forte nas terras altas, com rajadas até 90 km/h em especial até ao início da manhã, diminuindo de intensidade para o final do dia.

Quanto às temperaturas, as mínimas no continente vão oscilar entre os 02 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa) e as máximas entre os 07 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório