Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dezenas de optometristas em manifestação por regulamentação da profissão

Dezenas de optometristas estão hoje a manifestar-se, desde as 12:00, frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir a regulamentação da profissão, a par dos outros profissionais no Serviço Nacional de Saúde.

Dezenas de optometristas em manifestação por regulamentação da profissão
Notícias ao Minuto

13:30 - 12/12/18 por Lusa

País Carreira

"Neste momento não há qualquer critério para definir quem é optometrista e isto ocorre ao fim de 30 anos de formação no ensino superior", disse à agência Lusa o presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Raul Sousa.

Os optometristas gritam palavras de ordem como "30 anos de formação ainda sem regulamentação" e "mais saúde, melhor saúde. Mais visão, melhor visão".

Munidos de apitos, que sopram ininterruptamente, exibem cartazes em que pedem a integração no SNS e uma faixa na qual se lê "juntos pela saúde da visão, optometristas em luta pela regulamentação".

Segundo disse a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) em finais de novembro, em causa está uma proposta de Regulamentação e Integração de Optometristas no SNS rejeitada na Assembleia da República, com o voto contra da bancada do PS e com a abstenção dos deputados do PSD. A proposta teve votos favoráveis do PCP, do BE e do CDS-PP.

As reivindicações hoje reiteradas são do conhecimento do Governo e da Assembleia da República. "O que é preciso para resolver o problema é vontade política", afirmou o dirigente.

A manifestação reúne optometristas de vários pontos do país, do Algarve ao interior.

Segundo Raul Sousa, estes profissionais realizam cerca de 2 milhões de consultas por ano. A classe é constituída por 1.800 profissionais.

O presidente da associação afirmou que chegou a haver uma promessa do anterior ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes para integrar estes profissionais nos centros de saúde, mas que, passados três anos, não houve qualquer evolução.

A APLO defende que a integração de optometristas no SNS é a solução para resolver o problema crónico na lista de espera de Oftalmologia e para melhorar o acesso de todos os portugueses aos cuidados necessários para a saúde da visão, solução que é também defendida pela Organização Mundial de Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.

"Os portugueses continuam sem saber quem é que encontram pela frente quando supostamente encontram um optometrista", frisou Raul Sousa.

O mesmo responsável criticou que a proposta para a estratégia nacional para a saúde da visão exclui os optometristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório