Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Munícipes de Sintra podem visitar gratuitamente Quinta da Regaleira

Os munícipes de Sintra vão poder visitar, gratuitamente, todos os dias, a partir de janeiro, a Quinta da Regaleira, no centro histórico, monumento que hoje recebeu como visitante um milhão este ano uma turista russa, informou a câmara.

Munícipes de Sintra podem visitar gratuitamente Quinta da Regaleira
Notícias ao Minuto

20:05 - 11/12/18 por Lusa

País Medidas

"A partir de 1 de janeiro, a Quinta da Regaleira passa a ser gratuita para os munícipes de Sintra, durante todos os dias, porque até agora é só ao domingo", disse à Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS).

As visitas gratuitas obrigam à apresentação de comprovativo da morada, informou o município, que gere a quinta.

Nos monumentos tutelados pela sociedade Parques de Sintra -- Monte da Lua, a entrada mantém-se gratuita apenas ao domingo.

A Quinta da Regaleira, na estrada que liga o centro histórico a Colares, recebeu hoje de manhã o visitante um milhão em 2018, momento assinalado pela Fundação Cultursintra, instituída pelo município para gerir o monumento construído entre 1904 e 1910.

"Entreguei uma carta e uns livros a uma senhora russa, que veio numa excursão, que ficou muito admirada de ser o visitante um milhão e que ficou muito satisfeita", explicou o presidente da autarquia.

A quinta onde António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), alcunhado de Monteiro dos Milhões, patrocinou a construção de um palacete projetado pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini, já teve este ano um milhão de entradas, comparando com as 500 mil visitas em 2015.

Segundo uma nota da autarquia, o crescimento de visitantes assenta numa média diária de 2.940 entradas durante este ano, quando em 2015 se registaram 1.376.

Basílio Horta admitiu que o crescimento de visitantes é "muito importante" para o município, que está a acompanhar com atenção o impacto do Brexit, "porque o turismo britânico é o terceiro emissor de visitantes para Sintra".

O também presidente do conselho diretivo da Cultursintra destacou também o trabalho realizado nos últimos anos pela fundação na conservação do "emblemático espaço e no contínuo melhoramento das condições de acolhimento dos visitantes".

A turista de origem russa, de 67 anos, foi recebida pelo presidente da câmara e outros responsáveis da Cultursintra, que ofereceram catálogos das exposições 'Luigi Manini, Imaginário e Método' e 'Coleção Maçónica Pisani Burnay'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório