Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Há situações em que reporte de ocorrências é de 100% e outras quase nulo

O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) afirmou hoje que há situações no país em que o reporte de ocorrências é de 100% e outras em que é quase nulo.

Há situações em que reporte de ocorrências é de 100% e outras quase nulo
Notícias ao Minuto

19:02 - 10/12/18 por Lusa

País ANPC

"Poderei dizer, sem estar a tipificar, porque não pretendo entrar em guerra de números. Temos situações em que o reporte é a 100% e temos uma ou outra situação que o reporte é quase nulo. Portanto, temos situações díspares nos vários distritos", afirmou Mourato Nunes.

Este responsável que falava aos jornalistas na Serra da Estrela, no distrito de Castelo Branco, onde foi apresentado o Plano Nacional Operacional local, realçou que não entrará em nenhuma guerra de números.

"Dos dados disponíveis relativamente a ocorrências que habitualmente vamos tendo, poderemos dizer que teremos 50% menos reportadas do que habitualmente", sustentou.

O presidente da ANPC explicou que quando se faz esta apreciação numérica dentro da autoridade, não é feita para analisar os tipos de comportamentos de associações ou de corpos de bombeiros.

"Estamos a fazê-la, não para analisar tipos de comportamentos de associações ou de corpos de bombeiros, estamos apenas preocupados com o todo nacional, em termos da capacidade de resposta a eventuais problemas de proteção civil", concluiu.

Para contestar a reforma da Proteção civil aprovada pelo governo, o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses decidiu suspender todo o encaminhamento de informação operacional aos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) desde as 00:00 de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório