Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Veterinários exigem isenção do IVA nos serviços médico-veterinários

Ordem dos Médicos Veterinários acusa Governos de ignorarem “consecutivamente” este tema.

Veterinários exigem isenção do IVA nos serviços médico-veterinários

Esta segunda-feira, dia 10 de dezembro, assinala-se o Dia Mundial dos Direitos dos Animais e a Ordem dos Médicos Veterinários aproveitou a data para exigir ao Governo a isenção da taxa de IVA dos serviços médico-veterinários.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o bastonário da Ordem dos Médios Veterinários, Jorge Cid, relembrou que “a taxa de IVA máxima, de 23%, aplicada para os serviços médico-veterinários, alguns dos quais de caráter obrigatório por imposição do Estado”, fazem com que muitas “famílias com poucos recursos que façam grandes sacrifícios para tratar os seus animais.”

Para Jorge Cid, este tema tem sido “consecutivamente ignorado por vários Governos” colocando em causa não só a saúde dos animais como de quem os rodeia.

“Quando falamos de medicina veterinária falamos de saúde pública, sendo os médicos veterinários atores fundamentais na luta contra a resistência aos antibióticos. As bactérias multirresistentes são já hoje responsáveis pela morte cerca de 33 mil pessoas por ano na Europa”, conclui Jorge Cid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório