Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Declarações do ministro sobre bombeiros são "arrogância do Governo"

No fim de semana marcada pelo protesto dos bombeiros para com a reforma que o Governo pretende levar a cabo na estrutura da Proteção Civil, Luís Marques Mendes acusou o ministro de proferir declarações de tom arrogante.

Declarações do ministro sobre bombeiros são "arrogância do Governo"

Os bombeiros estão em protesto, recusando transmitir informações ao comandos distritais da Proteção Civil, por discordarem da forma como o Governo pretende reformar a estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Para Luís Marques Mendes, os soldados da paz “queixam-se que estão a ser desvalorizados e a ser remetidos para um papel segurança” e a verdade, sublinhou, é que “estão”.

Quanto às declarações do ministro da Administração Interna que, este domingo, acusou os bombeiros de “irresponsabilidade” e de colocarem em causa o socorro à população com esta decisão, o comentador da SIC considerou que Eduardo Cabrita não devia ter dito o que disse.

“É mais um sinal de arrogância por parte do Governo. Os bombeiros tiveram uma reação dura, mas é uma estratégia sindical. Agora, o Executivo falar em irresponsáveis é uma linguagem de arrogância e isso não fica bem”, disse Marques Mendes elogiando a posição do Presidente da República que, também este domingo, veio pedir cautela nas declarações públicas feitas a este respeito.

Nesta senda, Luís Marques Mendes consentiu que os “bombeiros precisam da ajuda do Estado”, mas sublinhou que o “Estado precisa e muito da coragem, da dedicação e da generosidade dos bombeiros”.

Para rematar, o antigo líder do PSD referiu que, “em vez de arrogância, o Governo devia ter um bocadinho mais de humildade”, caso contrário, explicou, vai ter “dois problemas”.

“O Presidente da República pode vetar o diploma e se [o documento] for à Assembleia da República não vai ter a maioria para passar, como já se percebeu pelas declarações sensatas de Jerónimo de Sousa”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório