Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-autarca de Oliveira de Azeméis Ápio Assunção morre aos 71 anos

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis Ápio Assunção faleceu hoje aos 71 anos, revelou a comissão concelhia local do PSD.

Ex-autarca de Oliveira de Azeméis Ápio Assunção morre aos 71 anos
Notícias ao Minuto

19:39 - 09/12/18 por Lusa

País Ex-presidente

Tendo dirigido o executivo camarário por dois mandatos, entre 2001 e 2009, Ápio Assunção começou por ser presidente da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta por 18 anos, entre 1979 e 1997, e também exerceu os cargos de líder da concelhia social-democrata e vereador das Obras Municipais e vice-presidente no governo local de Ângelo Azevedo.

Quando chegou à presidência da Câmara, destacou-se por medidas como a construção da biblioteca, do pavilhão gimnodesportivo e das piscinas municipais, assim como pelo alargamento da rede de água do concelho, pelo reforço da ação social e pela melhoria da ligação viária entre o centro da cidade e o Norte do concelho.

A ele se deve ainda a pedonizacão do centro urbano da sede do município e a requalificação da Praça da Cidade, também conhecida como Praça do Gemini.

Fonte do PSD local realçou que, enquanto presidente da autarquia, Ápio Assunção "foi o responsável pelo maior volume de obra no concelho no período pós-25 de Abril".

Já a nível associativo, presidiu a coletividades como a Banda de Música do Pinheiro da Bemposta e o Futebol Clube Pinheirense, sendo que chefiou igualmente a Assembleia-Geral da União Desportiva Oliveirense e foi um dos fundadores do Centro Paroquial do Pinheiro da Bemposta.

Hermínio Loureiro, que sucedeu a Ápio Assunção na presidência da Câmara, recorda-o no seu perfil da rede social Facebook como um "grande funcionário da Faurecia", empresa do ramo automóvel onde exerceu a sua experiência como gestor, e descreve-o também como "um autarca dedicado, com uma enorme capacidade de trabalho em que se destacava o seu espírito empreendedor".

Lamentando "as arreliadoras doenças" que nos últimos tempos "não lhe davam a tranquilidade merecida depois de uma vida bastante preenchida", Hermínio Loureiro lembra ainda Ápio Assunção como "um bom chefe de família e um homem muito preocupado com as causas sociais e a juventude".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório