Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ecolução. Iniciativa quer transformar "pragas invasoras" em nutrientes

Jacintos-de-água são 'dor de cabeça', nomeadamente no Tejo. Mas há alternativas.

Ecolução. Iniciativa quer transformar "pragas invasoras" em nutrientes
Notícias ao Minuto

23:04 - 07/12/18 por Notícias Ao Minuto

País Autarquia

Há espécies invasoras que podem ter impacto na nossa fauna. Mas é possível dar-lhes nova vida.

Este é o plano de uma iniciativa ambiental da junta de Freguesia de Muge, em conjunto com a Mushmore Coop, uma cooperativa agro-ambiental sem fins-lucrativos. A ideia com o mote 'Ecolução' passa por mobilizar e sensibilizar a população local para uma sessão de regeneração de solos com jacintos-de-água que foram recolhidos da ribeira e que serão utilizados para a biofertilização do parque de merendas em Muge.

"Na era das alterações climáticas, novas fórmulas de gestão sustentável do território urgem em ser desenvolvidas e implementadas", realça o comunicado desta iniciativa que irá ocorrer no próximo domingo, 9 de dezembro, a partir das 9h30.

"As chamadas pragas invasoras como é o caso dos jacintos-de-água têm sido alvo de tratamentos tóxicos com elevado custo económico, social e ambiental, com frustrante insucesso", adianta-se.

Porém, estas espécies descritas como "invasoras" da nossa fauna podem ser também uma "fonte de nutrientes que devem por isso servir, devidamente processadas, para a regeneração e fertilização dos solos agro-florestais com custos semelhantes e a prazo, menores, do que os tratamentos químicos de erradicação", defende-se.

Assim, com uma só intervenção, poupam-se os custos com tratamentos químicos nocivos à saúde e ao ambiente, duas vezes: Nos locais onde se propagam e nos locais que fertilizam. 

Nesta acção, pública e de acesso livre, está ainda prevista a plantação de inúmeras novas árvores, com a organização a lançar o desafio à participação de voluntários e visitantes.

Para os interessados, a iniciativa incluirá um almoço-convívio, com seis euros de custo, que implica inscrição. Mais informações através do email [email protected]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório