Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Intoxicação por ingestão de cogumelos “não é rara”. Sabe o que fazer?

O Centro de Informação Antivenenos alerta para a necessidade de saber identificar os cogumelos que confeciona.

Intoxicação por ingestão de cogumelos “não é rara”. Sabe o que fazer?
Notícias ao Minuto

08:35 - 07/12/18 por Filipa Matias Pereira

País CIAV

Sabe identificar os cogumelos comestíveis dos que são nocivos para a saúde? Sabe como agir mediante uma intoxicação por cogumelos? Depois de cinco pessoas terem sofrido uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) emitiu um esclarecimento.

Ora, contrariamente ao que se possa equacionar, este tipo de intoxicação “não é rara” e os primeiros sinais ou sintomas podem aparecer cerca de duas horas após a ingestão, nomeadamente vómitos, diarreia abundante e dores abdominais.

Em caso de intoxicação, deve contactar de imediato  o Centro de Informação Antivenenos do INEM – 808 250 143 - e seguir as instruções dadas pelo médico.

Quando consumir cogumelos silvestres deve guardar, pelo menos, um exemplar de cada espécie consumida, já que em caso de intoxicação deverá ter esses exemplares para que a assistência médica possa atuar com maior eficácia. Descreve ainda a nota publicada no site institucional do INEM que “é ainda mais perigoso quando os sintomas aparecem seis horas ou mais após a ingestão”.

Importa ainda seguir os concelhos do INEM e não apanhar nem cozinhar cogumelos frescos, se não os conseguir distinguir com exatidão. Se após a ingestão de cogumelos surgirem sintomas, nomeadamente vómitos e diarreia, deve contactar de imediato o CIAV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório