Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Português termina greve de fome em Cabo Verde após mulher receber visto

O português que há quatro dias se encontra em greve de fome em Cabo Verde, contra a recusa de um visto para a mulher cabo-verdiana poder visitar Portugal, terminou hoje o protesto, após a atribuição da autorização.

Português termina greve de fome em Cabo Verde após mulher receber visto
Notícias ao Minuto

18:15 - 06/12/18 por Lusa

País CCV

Carlos Guterres, 60 anos, casado há três com a cabo-verdiana Dulce Guterres, está há mais de oito anos em Cabo Verde.

Diz ter bilhetes de avião comprados para sexta-feira ir visitar Portugal, na companhia da sua mulher, mas o Centro Comum de Vistos (CCV) recusou o visto a Dulce Guterres, alegadamente por Carlos Guterres não ter residência em Portugal.

A requerente apresentou um recurso desta decisão, o qual conduziu agora a um parecer positivo por parte do CCV.

Ao fim de quase quatro dias de greve de fome, Carlos Guterres apresenta-se fisicamente debilitado, embora garanta que "está bem" e que a luta "valeu a pena".

"Agora, espero que os cabo-verdianos prossigam com a sua luta. Eu estou do lado deles. Sempre estive", disse.

Durante a noite de quarta-feira e a manhã de hoje, o cidadão português recebeu a visita de profissionais de saúde do Centro de Saúde de Achada de Santo António, perto do local onde se encontra, frente à entrada principal do CCV e do edifício Organização das Nações Unidas (ONU), na capital do país.

Para o atendimento e o apoio que diz ter recebido de amigos e de elementos das forças de segurança só tem elogios, mas criica a embaixada de Portugal em Cabo Verde, que acusa de não o apoiar.

Carlos Guterres garante que aguentava mais dias sem comer e que, para isso, tem um motivo muito forte: comer batatas e bacalhau com a mulher, em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório