Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Porto de Santa Cruz das Flores fechado devido à depressão Etienne

A autoridade marítima determinou hoje o fecho a toda a navegação do Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, face às adversas condições do estado do mar e à passagem nos Açores da depressão Etienne.

Porto de Santa Cruz das Flores fechado devido à depressão Etienne
Notícias ao Minuto

11:37 - 03/12/18 por Lusa

País Mau tempo

Num outro comunicado emitido, a capitania do porto de Santa Cruz das Flores e a do Porto da Horta (Faial) alertam para a possibilidade de aumento da agitação marítima, com ondas que poderão ser superiores aos seis ou sete metros ao longo do dia.

Face a estas condições, a autoridade marítima recomenda a adoção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração dos barcos ou varar em lugar seguro as suas embarcações.

A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima, lê-se ainda no comunicado.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu também esta manhã um aviso a recomendar à população medidas de autoproteção, tendo em conta o agravamento do tempo nos Açores.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que "uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo" em todas as ilhas dos Açores.

A depressão, de nome Etienne, deverá provocar um "aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima", além de uma "forte precipitação", em concreto nas ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial).

É esperado, para o grupo ocidental, a partir das 09:00 de segunda-feira, "vento forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 120 km/h durante a tarde", além de "ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura significativa".

Para o grupo central haverá "precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas", com o vento a poder atingir rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas a chegarem aos nove metros de altura.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne, prevendo-se apenas a ocorrência de precipitação por vezes forte" e eventualmente trovoada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório