Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Emigrante português que causou grave acidente em Toronto absolvido

O acidente remonta a 2015, mas só agora foi pronunciada a decisão judicial.

Emigrante português que causou grave acidente em Toronto absolvido
Notícias ao Minuto

11:03 - 03/12/18 por Filipa Matias Pereira

País Canadá

Joaquim Gomes dos Penedos, emigrante português a residir em Toronto, sofreu um grave acidente em 2015, no qual estiveram envolvidos três veículos. A culpa foi atribuída ao português que passou um sinal vermelho a 67 quilómetros/hora na sua pick-up Ford F350 em plena hora de ponta, na tarde de Halloween desse ano. O caso seguiu para tribunal e é agora notícia depois de ser conhecida a sentença.

O acidente, reporta a imprensa internacional, mudou a vida doemigrante de forma “inimaginável”, já que além de ter sido acusado de ofensas corporais graves, vê-se ainda na necessidade de tomar medicação diariamente para a Disfunção de Hiperatividade por Déficit de Consideração (DHDC).

Esta patologia não diagnosticada anteriormente, e que se caracteriza por desatenção, hipertatividade e impulsividade inconsistentes, terá sido o elemento chave que pesou na decisão do juiz para absolver o arguido que enfrentava não só a acusação de ofensas corporais como de condução perigosa.

“Não sei como descrever a sensação depois de ter ouvido a decisão. Vivi um pesadelo”, afirmou Joaquim ao ‘Toronto News’. “Quem me conhece sabe que seria incapaz de ferir alguém”, defendeu o homem de 45 anos.

Um das vítimas envolvidas no acidente teve de ser submetida a cirurgia, já que sofreu uma hemorragia cerebral, e ainda hoje continua com danos neurológicos.

Em sede de tribunal, o juiz considerou que, apesar de a condução de Joaquim ter-se revelado perigosa, persistia a dúvida sobre as acusações a que este estava sujeito devido à sua condição psicológica.

O psiquiatra Mayer Hoffer reconheceu a patologia a Joaquim e declarou no processo que “os sintomas da DHDC “desempenharam um papel relevante no acidente que ocorreu” no dia 31 de outubro de 2015.

Depois de ter iniciado a medicação indicada, o português tornou-se numa pessoa extremamente atenciosa, organizada e apresentou claras melhorias em processos de tomada de decisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório