Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Alegadas agressões a formandos da GNR em curso de bastão investigadas

Vídeo que terá sido filmado durante ação de formação da GNR, em Portalegre, levou já à reação do Ministério da Administração Interna e do Comando Nacional da GNR. O caso já terá sido, inclusive, entregue ao Ministério Público.

Alegadas agressões a formandos da GNR em curso de bastão investigadas
Notícias ao Minuto

09:15 - 03/12/18 por Anabela de Sousa Dantas

País Formação

O Ministério da Administração Interna ordenou, no domingo, à Inspeção Geral da Administração Interna, a abertura de um inquérito sobre alegadas agressões a dez formandos de um curso da GNR.

Esta decisão surge depois de o Jornal de Notícias ter noticiado a existência de um vídeo do incidente, que terá sido filmado por um alferes, a pedido de um familiar seu que estava a frequentar o curso.

Ora, indica o mesmo jornal esta segunda-feira que o caso está já nas mãos do Ministério Público. O Notícias ao Minuto tentou confirmar esta informação junto da Procuradoria-Geral da República, o que só foi possível já perto da hora de almoço.

Recorde-se que cerca de dez formandos do 40.º curso do Centro de Formação da GNR, em Portalegre, terão sofrido graves lesões e traumatismos durante o módulo "curso de bastão extensível", que obrigaram em alguns casos a internamento hospitalar e a intervenções cirúrgicas.

Saliente-se que Comando Nacional da GNR confirmou ainda no domingo a "ocorrência", indicando que "foi determinado um processo de averiguações".

Também o presidente da Associação Nacional de Sargentos da Guarda, José Lopes, já reagiu, afastando cenários de agressões, "porque haveria dolo", mas sublinhando que a existência de lesões graves não é normal e que devem ser apuradas responsabilidades.

"Queremos saber a verdade, que seja exposto o que aconteceu e que haja correção do que for preciso, além de que se deve aferir qualquer responsabilidade" sobre o caso, sublinhou José Lopes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório