Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Depois da decisão mais quatro anos em recursos? "Isso ninguém compreende"

A condenação a Armando Vara serviu de ponto de partida para Marques Mendes analisar uma área onde a justiça por vezes demora, com consequências para a sua credibilidade.

Depois da decisão mais quatro anos em recursos? "Isso ninguém compreende"
Notícias ao Minuto

22:01 - 02/12/18 por Pedro Filipe Pina

Política Marques Mendes

Armando Vara poderá em breve cumprir pena de prisão efetiva pela condenação de que foi alvo em 2014, no âmbito da investigação Face Oculta. Recorde-se que o antigo gestor e governante foi condenado a cinco anos de cadeia por tráfico de influências.

O tema serviu de mote para Marques Mendes criticar um dos aspetos da justiça portuguesa, no âmbito do seu espaço de comentário semanal na antena da SIC.

“Do meu ponto de vista isto é um tempo completamente exagerado”, salientou o antigo líder do PSD, relembrando depois que a investigação do processo Face Oculta começou há dez anos, em 2008, e que a 5 de setembro de 2014 ficaram decididas as sentenças com o acórdão do Tribunal de Aveiro. Entretanto, “já passaram mais de quatro anos”, destacou Marques Mendes.

Que a investigação leve vários anos, às vezes percebe-se, porque há processos muito complexos. Que os julgamentos demorem muito tempo porque são complexos, percebe-se. Agora depois de haver uma decisão, ainda mais quatro anos, ou às vezes mais, em recursos, acho que isso ninguém compreende. Não é aceitável”, apontou.

Marques Mendes explicou de seguida que não quer "mandar ninguém para a cadeia". No entanto, o comentador acredita que a generalidade dos portugueses pensa como ele: "o que quero é que as decisões dos tribunais sejam cumpridas em tempo útil e razoável".

“Fica a ideia nas pessoas, justa ou injusta, de que certo tipo de arguidos, que são ricos, que têm dinheiro e são poderosos e influentes, usam e abusam de manobras dilatórias para adiar… adiar… adiar. Isto não é bom para a credibilidade da justiça”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório