Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Costa convoca Saramago e raízes goesas na Feira do Livro de Guadalajara

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que a presença de Portugal na Feira do Livro de Guadalajara (México), que hoje termina, "foi o projeto prioritário da diplomacia cultural portuguesa no último ano".

Costa convoca Saramago e raízes goesas na Feira do Livro de Guadalajara
Notícias ao Minuto

21:35 - 02/12/18 por Lusa

País Primeiro-ministro

Discursando na cerimónia de encerramento da feira, António Costa disse que esta "travessia literária", da participação de Portugal na feira de Guadalajara, tem "desígnios claros" e estava pensada há pelo menos uma década: "Multiplicar as possibilidades de o México e os mexicanos conhecerem Portugal".

Para o primeiro-ministro português, a literatura e as artes -- presentes num programa cultural português alargado durante uma semana em Guadalajara -, são "fatores de identidade, são matéria mediadora", sendo o México um "parceiro incontornável com o qual Portugal está empenhado em reforçar e ampliar as modalidades de cooperação".

No discurso de encerramento, António Costa convocou ainda a obra de José Saramago, escritor que teve uma antiga relação de proximidade com o México e com esta feira do livro, a maior da América Latina, dizendo: "Chegamos sempre ao sítio onde nos esperam".

Recordando os 20 anos desde que José Saramago recebeu o Nobel da Literatura, e o discurso proferido em Estocolmo, o primeiro-ministro disse que "a literatura e o conhecimento têm um poder fulgurante para, no intervalo curto de duas gerações, transformar a vida e, ao fazê-lo, transformar o mundo".

A cerimónia de fecho da feira do livro serviu também para uma passagem de testemunho de Portugal para a Índia, país convidado de 2019.

António Costa recordou a ascendência indiana -- o que causou um ligeiro burburinho de espanto na plateia - e sublinhou que Portugal tem "uma profunda e contínua ligação histórica e cultural" com a Índia, um país que "tantas vezes foi lugar de idas e vindas da literatura escrita em português".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório