Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Nove padarias com atividade suspensa por falta de higiene

ASAE fiscalizou 150 padarias do país e instaurou 51 processos de contraordenação.

Nove padarias com atividade suspensa por falta de higiene
Notícias ao Minuto

11:20 - 01/12/18 por Melissa Lopes

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização, a nível nacional, no âmbito da segurança alimentar direcionada para a verificação das condições e requisitos obrigatórios no setor da panificação, tendo determinado a suspensão de nove padarias. 

Durante a operação, apelidada de ‘Fermento no pão’, foram verificados os locais de fabrico de pão e produtos de pastelaria, designadamente, as regras de higiene, segurança e qualidade dos géneros alimentícios, o seu licenciamento, verificando-se ainda o tipo de matérias-primas utilizadas, a sua qualidade e o seu acondicionamento e, quando aplicável, as condições e temperatura dos veículos de transporte de pão e produtos afins.

Através de um comunicado enviado às redações, a ASAE faz um balanço da operação em que foram fiscalizados 150 operadores económicos.

Foram instaurados 51 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações detetadas o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a violação dos deveres gerais dos estabelecimentos a inexistência ou irregularidades relativamente ao HACCP [Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos], a falta de mera comunicação prévia, irregularidades relativas à rotulagem de pão e produtos afins, entre outras.

No decorrer desta operação, além de ter sido determinada a suspensão da atividade de nove operadores económicos por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, foram efetuadas apreensões num valor aproximado de 550 euros.

Por último, a ASAE refere que seis dos locais fiscalizados exerciam a atividade de forma ilegal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório