Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Erradicação da pobreza? Passa pela "criação de condições de crescimento"

Marcelo Rebelo de Sousa refletiu sobre os números da pobreza em Portugal no dia em que o INE revelou dados sobre a matéria.

Erradicação da pobreza? Passa pela "criação de condições de crescimento"
Notícias ao Minuto

17:30 - 30/11/18 por Filipa Matias Pereira

País Marcelo

No dia em que são conhecidos dados que indicam que o risco de de pobreza em Portugal desceu para 17,3% em 2017, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, ressalvou que no país ainda existem “20% de portugueses em pobreza”. São, nas palavras do Presidente da República, “mais de um milhão de idosos com rendimentos abaixo dos 250 euros. Há, de facto, muita carência alimentar”, constatou. 

Apesar de reconhecer a importância da redução dos números da pobreza, para Marcelo a saída da crise é “lenta, desigual e difícil. Para muitos portugueses e portuguesas esta é uma realidade”. No entendimento do chefe de Estado, a “melhor estratégia de erradicação da pobreza é a criação de condições de crescimento. E só se erradica a pobreza se se crescer mais e se houver condições para esse crescimento. Depois é necessária uma estratégia complementar para enfrentar a situação de pobreza enquanto ela dura. É bom que fique na cabeça das pessoas que querer erradicar a pobreza sem querer que o crescimento aumente significativamente não dá”.

Já relativamente ao Orçamento do Estado, o Presidente da República preferiu não se pronunciar antes de ter em mãos a versão final que começará a ser redigida na próxima segunda-feira. Depois de analisar o documento, Marcelo estará então em condições para avaliar o investimento, comparativamente com a “previsão para a economia no futuro olhando para a Europa e para o mundo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório