Todos os anos, milhões de presentes são comprados para, como manda a tradição, à meia-noite do dia 25 de dezembro, serem abertos em família no serão natalício. Ao longo do período que antecede o grande dia vai ponderando qual o melhor presente para determinada pessoa. Mas, há quem na véspera de Natal não abra presentes. Há quem passe essa noite, como tantas outras, na rua.
Pois bem, para contrariar esta situação, este ano há uma iniciativa solidária na qual pode participar e dar um sorriso - e um presente - a quem tem nas ruas a sua casa. Chama-se o 'Natal dos Esquecidos' e assume-se como um projeto de cariz social levado a cabo pela 'Casa - Centro de Apoio ao Sem Abrigo'.
O objetivo? É bem simples: Incentivar a doação de presentes aos moradores de rua nesta época festiva. Por isso, este ano, são os sem-abrigo que escrevem cartas ao Pai Natal. Saliente-se porém que, apesar de todas as cartas serem reais, os nomes e localizações foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos.
Para adotar uma carta só tem de:
- Visitar a página de Facebook do 'Natal dos Esquecidos';
- Verificar todos os pedidos disponíveis e escolher aquele com que mais se identifica;
- Enviar um e-mail para nataldosesquecidos@gmail.com e indicar, no assunto, 'Quero adotar carta (número) - seguido do número da carta que pretende adotar;
- Após receber uma resposta a confirmar que o seu pedido foi aceite, poderá comprar o presente. Se quiser, pode ainda juntar um cartão de boas festas;
- O presente deverá ser entregue na sede da instituição organizadora: Metropolitano de Lisboa- P.M.O.1, Praça Marechal Humberto Delgado, 1500-423 Lisboa, entre as 9h e as 18h.
- Pode ainda optar por enviar pelo correio para a mesma morada, com indicação do número da carta que adotou.