Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Chumbar aumento de preço dos sacos de plástico é "passo atrás"

A associação ambientalista Quercus considerou hoje que o chumbo pelo parlamento do aumento do preço dos sacos de plástico é "dar um passo atrás", com Portugal a continuar "a fingir que resolve o problema dos plásticos descartáveis".

Chumbar aumento de preço dos sacos de plástico é "passo atrás"
Notícias ao Minuto

20:38 - 29/11/18 por Lusa

País Quercus

PSD, PCP e CDS chumbaram na quarta-feira no parlamento o aumento da contribuição dos sacos de plástico dos atuais oito cêntimos para 12 cêntimos, que estava prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019. Na prática, com IVA, levaria a uma subida de preço de 10 para 15 cêntimos.

Em comunicado, a Quercus lembra que há pouco mais de um mês foi aprovada a proibição do uso de garrafas, sacos e louça de plástico na administração pública, pelo que o chumbo parlamentar é "um contrassenso", e diz que a média europeia do preço dos sacos ronda os 18 cêntimos.

Numa altura em que a Comissão Europeia anuncia medidas para reduzir o uso do plástico descartável, "em Portugal continuamos a fingir que nos preocupamos com o tema", diz a Quercus, lamentando que nem sequer haja apelos à não aquisição de sacos.

A associação aproveita para dizer que a recolha seletiva não ultrapassa os 16,5% e que a reciclagem de resíduos urbanos chega aos 38%, longe de cumprir a meta dos 50% definida para 2020.

E diz que "é triste continuar a ver deputados usando garrafas descartáveis em plena Assembleia da República", como é triste ver essas garrafas, proibidas há um mês, "em eventos promovidos pela Administração pública".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório