Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

“Dia histórico”. Aprovada unidade móvel para consumo vigiado em Lisboa

Unidade móvel de consumo vigiado responderá a focos de consumo na zona central e oriental da cidade. Para breve está a abertura de salas de consumo em dois pontos de Lisboa.

“Dia histórico”. Aprovada unidade móvel para consumo vigiado em Lisboa
Notícias ao Minuto

19:47 - 28/11/18 por Melissa Lopes

País Autarquia

Foi aprovada esta quarta-feira, em reunião pública de Câmara, a unidade móvel do programa de consumo vigiado da cidade de Lisboa.

Esta unidade, refere o vereador do Bloco de Esquerda, Manuel Grilo, vem cumprir, 17 anos depois, a lei que prevê a abertura de salas de consumo vigiado para a redução de riscos no consumo de substâncias.

“Existente em mais de 90 locais na Europa, esta resposta passará agora a ser uma realidade em Portugal”, sublinha o bloquista, considerando mesmo o dia de hoje “histórico”.

De acordo com o vereador, esta unidade responderá a focos de consumo na zona central e oriental da cidade, em conjunto com entidades que trabalham na área e Juntas de Freguesia.

“Em breve estaremos em condições de avançar para a abertura de salas de consumo vigiado em dois outros pontos da cidade, para retirar o consumo das ruas, garantir segurança e higiene a quem consome e a quem vive em zonas de consumo a céu aberto”, firmou, por fim.

De realçar que a autarquia anunciou, em abril deste ano, que a Avenida de Ceuta e Lumiar são os locais que vão receber as salas de consumo assistido, até ao início de 2019. 

Em Lisboa, estão identificados 1.400 consumidores de drogas que podem vir a beneficiar das três salas de consumo assistido que a autarquia pretende implementar como projetos-piloto até ao final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório