Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Dois voos da Azores Airlines divergiram hoje de manhã

Dois voos da Azores Airlines divergiram hoje do aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, para os de Lisboa e Santa Maria, devido às condições meteorológicas na ilha de São Miguel, disse fonte da companhia aérea açoriana.

Dois voos da Azores Airlines divergiram hoje de manhã
Notícias ao Minuto

11:30 - 28/11/18 por Lusa

País Mau tempo

O porta-voz da SATA adiantou à agência Lusa que o mau tempo impediu esta manhã a aterragem na maior ilha dos Açores de um voo da Azores Airlines proveniente de Boston (Estados Unidos da América), e que divergiu para Lisboa, com 125 passageiros que serão reencaminhados para Ponta Delgada ainda hoje.

Devido ao mau tempo, "o voo Lisboa/Ponta Delgada divergiu para a ilha de Santa Maria, mas os passageiros chegarão ainda esta manhã a São Miguel", acrescentou António Portugal.

Quanto às ligações aéreas entre as nove ilhas, asseguradas pela SATA Air Açores, o porta-voz da companhia aérea açoriana referiu que "já foi possível iniciar hoje voos a partir de Ponta Delgada para a ilha Terceira, embora com algum atraso".

A SATA Air Açores vai tentar repor ao longo do dia de hoje as ligações afetadas com os grupos central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e ocidental (Flores e Corvo) do arquipélago.

O mau tempo deixou na terça-feira em terra mais de 600 passageiros, na sequência da passagem da depressão Diana.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso vermelho para as Flores e para o Corvo referente a agitação marítima, que vigorou até às 18:00 de terça-feira.

O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

Devido à passagem da depressão Diana foram registadas pela Proteção Civil nos Açores 17 ocorrências, na maioria das situações quedas de árvores, telhados soltos de habitações e ainda algumas situações em que o mar galgou algumas costas, nomeadamente nas Lajes do Pico e Horta (Faial).

Segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as 08:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje o centro da depressão Diana encontrava-se já próximo das ilhas Britânicas, muito afastado do arquipélago dos Açores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório