Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Termómetros já baixam aos 0ºC, mas é pela agitação marítima que há aviso

Dez distritos do continente estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Termómetros já baixam aos 0ºC, mas é pela agitação marítima que há aviso
Notícias ao Minuto

06:34 - 28/11/18 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 18h00 de hoje e as 12h00 de quinta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou ainda o distrito de Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte entre as 03h00 e as 12h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, temporariamente com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, apresentando-se geralmente muito nublado no Minho e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho até final da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando moderado do quadrante sul nas terras altas e no litoral a norte do Cabo Raso, tornando-se moderado a forte nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do meio da tarde, com rajadas até 75 quilómetros por hora na serra do Gerês no final do dia.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e formação de geada no nordeste transmontano e na Beira Alta.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 0 graus (em Bragança) e os 10 graus (em Viana do Castelo e no Porto) e as máximas entre os 8 graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório