Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

No dia da Cyber Monday, a PSP ajuda-o a evitar burlas online

O número de burlas cometidas através da web têm vindo a aumentar nos últimos anos.

No dia da Cyber Monday, a PSP ajuda-o a evitar burlas online
Notícias ao Minuto

14:15 - 26/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Conselhos

Depois da Black Friday, hoje é dia da Cyber Monday. Por outras palavras, as compras online contam, esta segunda-feira, com descontos adicionais, numa forma de incentivar as pessoas a efetuarem compras seja através de aplicações ou de websites.

Por essa razão, e tendo em conta que o número de burlas online tem tido “algum acréscimo nos últimos anos”, a PSP alerta para os cuidados que os compradores devem ter para, assim, evitarem serem enganados.

Numa publicação feita no Facebook, a PSP refere que as burlas através da internet podem ser praticadas por “indivíduos isolados ou em grupo, alinhados com o intuito de burlar os incautos, principalmente nos negócios de compra e venda online”.

Nesta senda, a Polícia de Segurança Pública revela que os burlões podem utilizar “sites falsos, com propostas de negócio bastante vantajosas ou utilizar sites e aplicações já existentes para ludibriar as pessoas”.

Os negócios que são utilizados maioritariamente para burlar os compradores prendem-se, por norma, com compra e venda de bens móveis (automóveis, smartphones, vestuário), aluguer de imóveis, compra de viagens ou empréstimos monetários.

Face ao exposto, a PSP aconselha os cidadãos a acederem “apenas a sites credíveis e fidedignos” que “garantam reembolso em caso de prejuízo e defesa do comprador” e jamais “pagar adiantado”, porque o negócio pode não se vir a confirmar na realidade.

Por fim, a PSP lembra ainda aos cidadãos que nas compras online devem utilizar “métodos de pagamento seguros que garantam retorno em caso de litígio”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório