Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Alterações climáticas: Vila Velha de Ródão investe na sensibilização

A Câmara de Vila Velha de Ródão avançou com um projeto no âmbito das alterações climáticas, cujo investimento ronda os 155 mil euros, que tem como objetivo sensibilizar a população do concelho para esta problemática, foi hoje anunciado.

Alterações climáticas: Vila Velha de Ródão investe na sensibilização
Notícias ao Minuto

11:17 - 26/11/18 por Lusa

País Projeto

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município do distrito de Castelo Branco explica que avançou com o projeto "Sensibilização dos Rodenses para os Impactos das Alterações Climáticas", com uma candidatura no âmbito Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), cujo custo total é de 154.543 euros, dos quais 75% são comparticipados por fundos comunitários.

"A questão das alterações climáticas é um problema que nos deve mobilizar a todos, não apenas enquanto instituições, mas também enquanto sociedade civil, e é isso que a Câmara Municipal está a fazer, alinhando com aquilo que é a estratégia do país para as alterações climáticas", refere o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

O projeto visa sensibilizar a população do concelho para os riscos das alterações climáticas, tendo em conta que estas são uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos atuais e futuros sobre a nossa sociedade.

Para o efeito, a autarquia rodense quer melhorar o nível de conhecimento da população sobre esta problemática e disponibilizar ferramentas e mecanismos que auxiliem nos esforços de adaptação a estes fenómenos.

Está prevista a realização de um conjunto de atividades que incluem a realização de sessões de esclarecimento nas freguesias do concelho, a produção de brochuras e folhetos, a criação de uma mascote, a realização de uma peça de teatro e de um vídeo, exposições, caminhadas temáticas, entre outras.

"Os pequenos gestos são tão importantes como as grandes decisões e, por isso, enquanto comunidade, também temos a obrigação de pensar no nosso relacionamento com os nossos recursos e em como podemos usá-los de forma mais eficiente e racional, de forma a mitigar as alterações climáticas. O nosso desafio enquanto instituição é sensibilizar a população para esta problemática e implementar práticas que levem a uma melhor utilização dos recursos", conclui o autarca.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório