Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Oeiras investe na habitação para jovens e no combate à solidão de idosos

A Câmara de Oeiras espera entregar 160 casas nos próximos quatro anos a jovens, até aos 35 anos, e apresenta hoje o programa SOS Isolamento com o objetivo de sinalizar idosos sozinhos para serem acompanhados pelos serviços sociais municipais.

Oeiras investe na habitação para jovens e no combate à solidão de idosos
Notícias ao Minuto

10:00 - 24/11/18 por Lusa

País Lisboa

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a recuperação de edifícios nos centros históricos do concelho permite resolver o "problema da habitação jovem" e do "envelhecimento destes locais".

"Esta política permite-nos também trazer jovens para os centros históricos onde há mais envelhecimento. A vinda desses jovens para estes prédios permite dar mais vida e animação ao território, ao mesmo tempo que resolvemos problemas complicados que os jovens têm dificuldade em resolver", afirmou o responsável do executivo, em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca, o município irá investir nos próximos cinco anos cerca de 15 milhões de euros a reabilitar prédios em várias zonas do concelho.

Além das casas destinadas aos jovens "arrendadas a um quinto do valor de mercado", o município tem também "em projeto ou construção", para venda, casas destinadas à classe média, mantendo a construção de casas para renda social.

O autarca fará, hoje e domingo, uma visita à população do concelho para alertar para a necessidade de sinalizar casos de "pessoas vulneráveis e sozinhas" para que possam ser acompanhadas por técnicos do serviço social da câmara.

Segundo o responsável, a linha SOS Isolamento estará disponível de segunda a sexta-feira entre as 09:00 e as 17:30.

"Para termos sucesso neste programa é necessário haver a participação de muitas pessoas. Este programa vem permitir a sinalização de quem vive isolado. Uma vez identificados, o objetivo é a câmara municipal assegurar uma equipa, que já está criada, e um gestor para acompanhar cada caso de isolamento sinalizado", esclareceu.

Para o autarca, o projeto vem complementar a oferta do município para os mais idosos, que já tem outros apoios nomeadamente ao nível da comparticipação de medicamentos e da disponibilização de assistência médica ao domicílio durante 24 horas por dia.

Isaltino Morais disse ainda à agência Lusa que "nos próximos dois meses" o município irá relançar o plano de voluntariado, que poderá contribuir para acompanhar os idosos, contando os voluntários com o "enquadramento do serviço social da câmara".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório