Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Ilha do Pico transforma-se em postal de inverno com o primeiro nevão

A neve chegou ao ponto mais alto de Portugal e as imagens mostram um cenário deslumbrante.

Notícias ao Minuto

16:26 - 23/11/18 por Natacha Nunes Costa

País Açores

A neve chegou à montanha da ilha açoriana do Pico, o ponto mais alto de Portugal, transformando num postal de inverno toda a paisagem das ilhas do ‘triângulo’ - Pico, Faial e São Jorge.

Com a descida das temperaturas e com o céu aberto, foi possível observar, tanto da ilha do Pico como das ilhas vizinhas, um manto branco a cobrir a montanha, num cenário deslumbrante ao qual ninguém fica indiferente.

Há quem espere dias a fio para subir esta montanha com neve. As condições ideais chegaram esta quinta-feira, dia 22 de novembro, e quem o fez descreveu o momento com palavras emocionantes.

“Aquele momento em que sentes que és um "sortudo" e tens isto á tua espera”, lê-se na legenda de uma das fotos do guia Renato Goulart que orgulha-se de mostrar a pessoas de todo o mundo a imponente montanha da ilha do Pico.

Todos os anos, milhares de pessoas embarcam nesta aventura, que dura cerca de cinco horas, e sobem o ponto mais alto de Portugal, a partir do qual, é possível, se as condições meteorológicas assim o permitirem, ver várias ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores.

No inverno, o turismo na região desce e, por consequência, são menos as pessoas que procuram subir a montanha do Pico. Contudo, de acordo com os guias locais, são nevões como estes que fazem desta que é uma das 7 maravilhas de Portugal, um bom cartaz para o turismo da ilha montanha.

Apesar do cenário deslumbrante e, aparentemente calmo, os guias garantem que não é aconselhável subir ao Pico com neve sem guia e sem o equipamento certo.

A montanha da ilha do Pico formou-se há cerca de 750 mil anos, de um vulcão que surgiu das profundezas do oceano. Tem uma altitude superior a 5 mil metros, dos quais 2351 descobertos. A montanha do Pico não é só a mais alta de Portugal como a mais recente do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório