Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Há um "caminho delineado" para simplificar concessão de vistos

Portugal e Angola estão a trabalhar na simplificação dos procedimentos administrativos para a concessão de vistos de entrada, tendo já um "caminho delineado e bastante claro", disse hoje o Presidente da República de Angola, João Lourenço.

Há um "caminho delineado" para simplificar concessão de vistos
Notícias ao Minuto

14:53 - 23/11/18 por Lusa

País João Lourenço

No âmbito da sua visita de Estado a Portugal, que hoje decorre no Porto, João Lourenço afirmou esperar ter um "desfecho" para esta questão ainda no primeiro trimestre de 2019.

"Há ações por realizar que não estão concluídas, mas ficou o compromisso de a nível ministerial e a nível técnico continuarem [as delegações dos dois países] esse mesmo trabalho para ver se encontramos um desfecho ainda no primeiro trimestre de 2019", referiu, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, António Costa.

O Presidente da República de Angola, que hoje cumpre o segundo de três dias de visita a Portugal, explicou que as delegações dos dois países estão a trabalhar na facilitação de vistos entre cidadãos dos dois países, sobretudo "cidadãos comuns", tendo já um "caminho delineado e bastante claro".

Desta forma, os dois governos divulgaram que vão realizar em Luanda, em 2019, reuniões da Comissão Ministerial Permanente e sobre o protocolo bilateral de facilitação de vistos.

A informação consta do comunicado oficial conjunto dos governos português e angolano, a que a Lusa teve acesso, que acrescenta que além da reunião da comissão ministerial, "dando expressão à importância da aplicação do Protocolo Bilateral sobre a Facilitação de Vistos, assinado em 2011", os governos português e angolano acordaram na realização, igualmente em Luanda, no primeiro trimestre de 2019, da 4.ª reunião de Pontos Focais para a implementação daquele instrumento, que "potencia os fluxos turísticos, empresariais e de investimentos entre os dois países".

De acordo com o documento, está ainda prevista para Lisboa, durante o ano de 2019, a realização de "consultas políticas" de altos funcionários dos dois governos.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou na quinta-feira, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, o seu homólogo angolano, João Lourenço, e considerou que a sua visita de Estado a Portugal - a primeira desde que assumiu o cargo há um ano - inicia um "novo e promissor ciclo" nas relações bilaterais.

Esta visita de Estado de três dias é também a primeira do género de um Presidente angolano a Portugal desde 2009 e envolverá a assinatura de 12 acordos entre os dois governos, tendo João Lourenço anunciado ainda, na quinta-feira, que o chefe de Estado português visitará Angola em 2019.

"Partirei de Portugal com a convicção de que esta minha visita em muito poderá contribuir para redinamizar a nossa parceria estratégica e privilegiada, na certeza que podemos ter pela frente um futuro comum promissor e bastante radioso", afirmou na quinta-feira o chefe de Estado angolano, ao discursar na Assembleia da República, em Lisboa.

João Lourenço disse ainda que os dois povos "estão destinados a partilhar um futuro comum de solidariedade e entreajuda facilitado por idioma e valores comuns", insistindo que Portugal é "um parceiro importante" com quem Angola mantém uma relação sólida e duradoura que precisa de ser alimentada e reiterada com gestos e atitudes de ambas as partes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório