Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

A fotografia real que foi deixando um rasto de mentira

Fotografia foi partilhada como se se tratasse de uma rua de Lisboa, quando na verdade não é.

A fotografia real que foi deixando um rasto de mentira
Notícias ao Minuto

09:08 - 23/11/18 por Melissa Lopes

País Redes Sociais

Esta história é fruto das redes sociais, do clique fácil e da partilha só porque sim. A fotografia de uma mulher a dormir na rua juntamente com uma criança foi partilhada no Facebook esta segunda-feira como se o registo tivesse sido tirado numa rua da capital portuguesa. “Lisboa?” Na dúvida, claro que sim. Só que não.

Na legenda, pode ler-se: “Numa das ruas de (Lisboa?). Uma mãe com a sua criança. Qual é o programa de apoio que tem para eles, Sr. Ministro? Portugueses, quando nos unimos para que isto deixe de acontecer com os nossos? Partilhem! Temos que envergonhar quem nos governa!”.

Ao pedido de partilha, os internautas responderam: Em cinco dias apenas, a publicação conta já com quase 40 mil cliques.

Acontece que, embora a fotografia seja verdadeira, e as pessoas reais, tem sido partilhada, desde há um ano, em diversos sítios, servindo como instrumento político: Antes de ser numa rua de Lisboa, já foi numa rua de Bordéus (França), numa de Dublin (Irlanda), numa Yorkshire (no Reino Unido), e numa da Sicília (Itália), conforme descobriu o Diário de Notícias.

Originalmente, a fotografia foi partilhada em novembro de 2017, em França, e disso deu conta, na altura, uma estação de rádio. Na imagem, surge Marie-Sophie, uma francesa da região do Médoc. Ajudados pelas associações Habitat e Humanisme Bordeaux, Marie, e as suas duas crianças, têm uma casa, na zona de Chartrons, desde dezembro do ano passado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório