Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mergulhadores poderão procurar viaturas em pedreira de Borba já amanhã

Profissionais poderão desenvolver “algum trabalho complementar ao sonar da Marinha” se as condições de segurança assim o permitirem.

Mergulhadores poderão procurar viaturas em pedreira de Borba já amanhã
Notícias ao Minuto

20:45 - 22/11/18 por Natacha Nunes Costa

País Aluimento de terras

Foi no ponto de situação da noite desta quinta-feira, sobre a tragédia de Borba, que a Proteção Civil revelou estar a pensar colocar, já amanhã, mergulhadores no poço da pedreira onde estarão as viaturas que, alegadamente, foram arrastadas pelo aluimento de terras de segunda-feira, que fez, ao que tudo indica, cinco vítimas mortais.

“Amanhã [sexta-feira], para além da manobra do sonar da marinha, temos previsto colocar alguns mergulhadores, numa zona segura da pedreira maior, onde supostamente estarão as viaturas e desenvolver algum trabalho complementar ao sonar, que nos dê algumas indicações da eventual localização das viaturas”, disse o comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora, José Ribeiro.

Já quanto à drenagem, a Proteção Civil vai ter de entregar a água retirada da pedreira “mais à frente, cerca de um quilómetro” do que estava à espera porque o caudal está a trazer constrangimentos para operação. Este processo implica a colocação de mais tubo e mais demora.

Apesar disso, segundo José Ribeiro, a drenagem está “a decorrer dentro daquilo que era estimado”, visto que, desde o início se sabia que este seria “um trabalho moroso e difícil” porque o nível da água é muito grande.

Neste momento, as operações junto à giratória estão interrompidas devido à chuva, mas a previsão é que sejam retomadas, ainda esta noite, pelas 23h00.

O comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora reforça mais uma vez a informação de que esta operação tem de ser desenvolvida em “pequenos passos” devido às dificuldades e perigo da mesma. Contudo, José Ribeiro garante que todas as equipas alocadas à pedreira continuam a trabalhar com “motivação, afinco, dia e noite para concluir com sucesso esta operação”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório