Mergulhadores poderão procurar viaturas em pedreira de Borba já amanhã

Profissionais poderão desenvolver “algum trabalho complementar ao sonar da Marinha” se as condições de segurança assim o permitirem.

borba, estrada, acidente, aluimento de terras

© Facebook

Natacha Nunes Costa
22/11/2018 20:45 ‧ 22/11/2018 por Natacha Nunes Costa

País

Aluimento de terras

Foi no ponto de situação da noite desta quinta-feira, sobre a tragédia de Borba, que a Proteção Civil revelou estar a pensar colocar, já amanhã, mergulhadores no poço da pedreira onde estarão as viaturas que, alegadamente, foram arrastadas pelo aluimento de terras de segunda-feira, que fez, ao que tudo indica, cinco vítimas mortais.

“Amanhã [sexta-feira], para além da manobra do sonar da marinha, temos previsto colocar alguns mergulhadores, numa zona segura da pedreira maior, onde supostamente estarão as viaturas e desenvolver algum trabalho complementar ao sonar, que nos dê algumas indicações da eventual localização das viaturas”, disse o comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora, José Ribeiro.

Já quanto à drenagem, a Proteção Civil vai ter de entregar a água retirada da pedreira “mais à frente, cerca de um quilómetro” do que estava à espera porque o caudal está a trazer constrangimentos para operação. Este processo implica a colocação de mais tubo e mais demora.

Apesar disso, segundo José Ribeiro, a drenagem está “a decorrer dentro daquilo que era estimado”, visto que, desde o início se sabia que este seria “um trabalho moroso e difícil” porque o nível da água é muito grande.

Neste momento, as operações junto à giratória estão interrompidas devido à chuva, mas a previsão é que sejam retomadas, ainda esta noite, pelas 23h00.

O comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora reforça mais uma vez a informação de que esta operação tem de ser desenvolvida em “pequenos passos” devido às dificuldades e perigo da mesma. Contudo, José Ribeiro garante que todas as equipas alocadas à pedreira continuam a trabalhar com “motivação, afinco, dia e noite para concluir com sucesso esta operação”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas