Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Associação do ramo automóvel alerta autoridades para oficinas ilegais

A ARAN - Associação Nacional do Ramo Automóvel alertou as autoridades para milhares de oficinas ilegais que existem a operar no país, numa semana em que a GNR e o Fisco inspecionaram empresas de reparação de veículos.

Associação do ramo automóvel alerta autoridades para oficinas ilegais
Notícias ao Minuto

20:20 - 22/11/18 por Lusa

País ARAN

Em declarações à agência Lusa, a secretária-geral da ARAN, Nelly Valkanova, explicou que estas ações direcionadas a oficinas de manutenção e reparação automóvel ocorrem com alguma frequência e que a entidade "concorda com elas".

Só que, para a responsável, estas autoridades, em conjunto com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), devem estar atentas à proliferação de empresas mais ou menos ilegais que constituem "concorrência desleal" e são "uma ameaça à segurança".

Em comunicado, a ARAN lamenta o facto de estas ações de fiscalização "não incidirem para além dos horários normais de funcionamento e aos fins de semana", bem como "junto de organizações que não se encontram regularmente constituídas, ou seja, que se encontram ilegais e trabalham à porta fechada e naqueles horários, sem que cumpram quaisquer regras de índole ambiental e sem que paguem quaisquer impostos".

Nelly Valkanova referiu ainda que a associação já levou esta questão ao parlamento e ao Governo.

A GNR realizou 931 ações de fiscalização a oficinas de reparação de veículos e abriu 395 autos por contraordenação, numa operação realizada na segunda e na terça-feira.

Em comunicado hoje divulgado, a Guarda Nacional Republicana adianta que como resultado da fiscalização às 931 oficinas foram elaborados 395 autos de notícia por contraordenação, nomeadamente por não terem comunicado previamente o início da atividade (51), por falta de licença de utilização (41) e por não existir livro de reclamações (12).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório