Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

DGS identifica 14 novos casos de sarampo na região de Lisboa

Dez dos 14 casos identificados foram "confirmados laboratorialmente" pelo Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge, esclarece a Direção-Geral de Saúde.

DGS identifica 14 novos casos de sarampo na região de Lisboa
Notícias ao Minuto

20:46 - 21/11/18 por Natacha Nunes Costa

País Carreira

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta quarta-feira, a existência de 14 casos de sarampo na Região de Lisboa e Vale do Tejo, desde o dia 8 de novembro e até esta quarta-feira. Dez dos quais, sublinha a DGS, já "foram confirmados em laboratório pelo Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge".

Numa nota publicada no site, a DGS esclarece que todos os casos confirmados são em adultos, "um dos quais encontra-se internado e clinicamente estável".

Os casos tiveram origem em "dois surtos distintos, ambos de origem em casos de doença importados de países europeus".

Em curso está já uma "investigação epidemiológica detalhada da situação, que inclui a investigação laboratorial de todos os casos", conclui a DGS.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Segundo a DGS, "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e 5 anos de idade.

As pessoas com esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório