Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Quase 40 mil pessoas já assinaram pedido de referendo sobre touradas

Em apenas dois dias, número de subscritores da petição passou de quatro mil para 37 mil.

Quase 40 mil pessoas já assinaram pedido de referendo sobre touradas

A iniciativa popular de pedido de referendo sobre a realização de corridas de touros em Portugal já recolheu, na internet, 37,364 assinaturas, sendo necessárias pelo menos 60 mil para dar entrada na Assembleia da República.

As assinaturas estão a ser recolhidas há pouco mais de uma semana no site das petições públicas com o título ‘Touradas? Sem medo, vamos a referendo’.

A notícia sobre a iniciativa foi dada na segunda-feira, dia em que cerca de 4 mil pessoas tinham assinado a mesma. Hoje, quarta-feira, passados apenas dois dias, a petição conta já com quase 40 mil assinaturas, ou seja, faltam cerca de 20 mil para a petição com o pedido de referendo poder ser entregue no Parlamento.

Recorde-se que o setor tauromáquico tem estado na ordem do dia, com o grupo parlamentar do PS a apresentar uma proposta de descida do IVA para as corridas de touros de 13% para 6%, medida que contraria a posição do Governo, expressa na proposta de Orçamento do Estado de 2019 (OE2019).

O tema tem marcado a atualidade, não só pela divergência publicamente assumida entre o primeiro-ministro, António Costa, e o líder do grupo parlamentar, Carlos César, como também na própria sociedade, tendo por um lado os apreciadores das touradas e por outro os defensores dos animais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório