Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente Marcelo assinala "desafio histórico" para Angola e Portugal

O Presidente da República disse hoje esperar que Portugal e Angola estejam à altura do "desafio histórico" que pode representar para os dois países a normalização das relações institucionais com a visita do chefe de Estado angolano.

Presidente Marcelo assinala "desafio histórico" para Angola e Portugal
Notícias ao Minuto

18:14 - 21/11/18 por Lusa

País Portugal

"Tudo o que está previsto corresponde a uma expectativa que é muito importante para os dois países. Uma parte representa o virar de uma página em relação ao passado, a regularização de dívidas, em montantes muito elevados, de muitas empresas portuguesas que estão a atuar e a criar riqueza em Angola", salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado, que falava à margem de uma visita ao Museu do Ar, na Base Aérea de Sintra, considerou que a regularização de dívidas às empresas portuguesas "é muito importante para empresários, para trabalhadores, para as duas sociedades".

"A celebração de muitos acordos nas matérias mais variadas, económicas, financeiras, sociais, culturais e educativas, isso significa de facto olhar para o futuro, já não é apenas o encerrar um capítulo do passado, é olhar para o futuro", frisou o Presidente português.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a normalização das relações entre os dois países representa também "uma aproximação e uma conjugação", ou mesmo "uma cumplicidade, em termos políticos e diplomáticos".

"Não esqueçamos que Angola vai ser presidente da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], não esqueçamos o peso que Portugal tem hoje em várias organizações internacionais, Nações Unidas, Organização Internacional para as Migrações", sublinhou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou ainda "o peso crescente de Angola na União Africana, mas também noutros continentes".

"Portanto, há aqui um mundo de hipóteses a prosseguir e a aprofundar e eu espero que os dois países possam estar à altura deste desafio, porque é um desafio histórico aquele que se pode abrir num futuro imediato", acrescentou.

O Presidente angolano, João Lourenço, realiza uma visita de Estado a Portugal entre quinta-feira e sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório