Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Alto Tâmega vai criar centro de investigação em torno da água

Os municípios do Alto Tâmega vão criar um centro de investigação em torno da água para potenciar a economia local, o turismo e a criação de emprego, anunciou hoje a Câmara de Chaves.

Alto Tâmega vai criar centro de investigação em torno da água
Notícias ao Minuto

16:18 - 19/11/18 por Lusa

País Chaves

O Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água vai ser apresentado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e o Instituto Politécnico de Bragança no dia 30 de novembro, à margem do 'I Aqua Fórum do Alto Tâmega'.

A comunidade intermunicipal agrega os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e, neste território, a água representa um importante papel nas suas diversas dimensões, desde a comercialização para consumo, o uso termal ou bem-estar, a produção de energia ou como elemento potenciador do turismo de natureza.

A Câmara de Chaves explicou, em comunicado, que o centro tem como objetivo "potenciar a água, nas suas várias vertentes, enquanto valor distintivo/identitário, agregador e potenciador de crescimento económico na sub-região do Alto Tâmega".

Este centro, que será criado em breve, "visa dinamizar as águas termais e minerais como produtos âncora para o desenvolvimento regional e de promoção da atividade turística, ao longo de todo o ano".

O projeto procura ainda "gerar inovação em novos produtos, processos e serviços, com impacto na economia" e quer promover o "desenvolvimento sustentável das regiões, ao mesmo tempo que estimula a criação de emprego qualificado".

Será um centro de conhecimento, inovação e investigação, que pretende unir "em torno da água" empresas, municípios e instituições de ensino superior.

O "I Aqua Fórum do Alto Tâmega" realiza-se em Vidago, no concelho de Chaves.

O programa do evento inclui o debate de vários temas, entre os quais a "água como fator de bem-estar, prosperidade e autossuficiência do território do Alto Tâmega" ou a ligação da água à energia, à agricultura, ao turismo e à natureza e às termas.

No encerramento falar-se-á ainda da água como elemento agregador do Alto Tâmega.

O fórum é realizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega com a parceria da empresa intermunicipal Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório