Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fármacos fazem 30 reações graves por dia. Infarmed tranquiliza população

Nos primeiros seis meses do ano, número de reações graves a medicamentos quase duplicou quando comparado com o mesmo período do ano passado. Infarmed garante que segurança e qualidade dos fármacos não estão em causa.

Fármacos fazem 30 reações graves por dia. Infarmed tranquiliza população
Notícias ao Minuto

14:53 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

País Carreira

Na primeira metade do ano, foram registadas em média 30 reações graves por dia a medicamentos. Face aos dados, a autoridade portuguesa do medicamento tem uma mensagem de tranquilidade, garantindo que não está em causa a segurança e a qualidade dos medicamentos.

Segundo a presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, o que aumentou este ano foi o número de queixas, fazendo com que o número de casos tenham quase duplicado quando comparado com o mesmo período do ano passado. E por isso, defende em declarações à RTP, não há motivos para preocupações.

Maria do Céu Machado reagia assim aos dados conhecidos esta segunda-feira e divulgados pelo Jornal de Notícias que apontam para o aumento do número de reações graves aos medicamentos.

O consumo abusivo de medicamentos e a debilidade física são os fatores que justificam a maior parte das reações em idosos, sendo os tratamentos inovadores oncológicos os responsáveis por uma boa parte dos casos reportados ao Infarmed na primeira metade do ano. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório