Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Já escolheu a árvore do ano? Votações terminam amanhã

No ano passado, o vencedor europeu foi o português Sobreiro Assobiador. Este ano, que árvore portuguesa irá competir lá fora? A escolha é sua.

Já escolheu a árvore do ano? Votações terminam amanhã
Notícias ao Minuto

08:40 - 19/11/18 por Melissa Lopes

País Ambiente

Decorre até esta terça-feira, dia 20, a votação para eleger a árvore portuguesa do ano que irá, posteriormente, competir a nível europeu, e tentar arrecadar o mesmo galardão que o sobreiro Assobiador arrecadou.

Ao todo, concorrem para árvore portuguesa de 2019 dez árvores, de diferentes espécies, idades variadas e, claro está, histórias únicas.

A concurso está, por exemplo, uma aroeira de Valongo com 600 anos - “fazedora de chuva”. Reza a lenda que esta árvore foi, durante anos, palco de um culto “as papas de Saturino”, que acontecia por altura das sementeiras. A população dirigia-se à capela para implorar ao padroeiro que chovesse. De seguida, eram confeccionadas papas debaixo da aroeira situada junto à igreja. Os condimentos, conta a história, eram dados por 7 Marias virgens. Comidas as papas era então altura de rezar para que as chuvas fizessem germinar as sementes. Por vezes, mal acabavam de comer as papas, começava a chover.

Além da “fazedora de chuva”, a competir está a azinheira secular do monte do barbeiro, da localidade de Alcaria Ruiva, em Mértola, com 150 anos a fazer sombra na planície alentejana; um carvalho de 500 anos (de Póvoa do Lanhoso); um dragoeiro com 400 anos (de Lisboa); um sobreiro com mais de 300 anos (situado em Santiago do Cacém; um plátano com 180 anos (situado em Portalegre); um carvalho-português, com 90 anos (situado em Lisboa); uma tuia-gigante, com 150 anos que pode ser vista em Sintra e ainda um zambujeiro milenar, com mais de mil anos, situado em Montemor-o-Novo. 

A árvore mais antiga em competição, imagine-se, tem 3.350 anos e podemos encontrá-la em Abrantes (Oliveira do Mouchão).

Conheça as dez histórias no site Árvore do Ano e aproveite para deixar o seu voto, até às 23h59 de terça-feira, dia 20. Os resultados serão conhecidos no dia seguinte, quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório