Morreram cinco pessoas. Monóxido de carbono: Como evitar tragédias

Polícia de Segurança Pública relembra os cuidados a ter em casa para evitar intoxicações por monóxido de carbono.

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em lareira de casa

© Pixabay

Melissa Lopes
19/11/2018 07:51 ‧ 19/11/2018 por Melissa Lopes

País

PSP

Este domingo ficou marcado pela tragédia em Sabrosa, no distrito de Vila Real: cinco membros de uma família foram encontrados sem vida, em casa, tudo indica, vítimas de intoxicação por monóxido de carbono

A propósito deste tema, a Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta sobre quais os sintomas que podem indicar que está a ser intoxicado por monóxido de carbono, devido ao mau uso de aparelhos de aquecimento.

O primeiro sintoma a considerar são as dores de cabeça, a que se seguem as náuseas e a dificuldade em respirar. De seguida, as vítimas colapsam, sentem tonturas e acabam por perder a consciência.

Para evitar tragédias, a PSP aconselha a optar por aparelhos de aquecimento portáteis certificados para interiores, assim como não colocar roupa sobre os mesmos.

Além disso, deve manter os materiais inflamáveis (móveis, cortinas, carpetes) longe destes aparelhos. A PSP relembra, também, que não deve deixar as crianças sozinhas junto dos aquecedores.

O ideal, refere a PSP, seria instalar um detetor de fumo e/ou monóxido de carbono. Mas, igualmente importante e talvez mais à ‘mão de todos’:  manter o aquecedor limpo e ventilado, manter uma janela entreaberta e evitar os aparelhos a gás.

Relativamente à tragédia vivida em Fermentões (Sabrosa), a Polícia Judiciária está a investigar a morte das cinco pessoas (três adultos e duas crianças). Embora as causas da morte não estejam ainda apuradas, sendo a ingestão de cogumelos ou intoxicação por monóxido de carbono as duas hipóteses mais prováveis, fonte do INEM apontou para a segunda hipótese.

Na aldeia, o ambiente é de consternação perante uma situação "dramática". 

De referir que na noite passada de domingo, no mesmo distrito, registou-se uma outra situação de intoxicação possivelmente por monóxido de carbono. Três pessoas do sexo feminino, a residir no concelho de Mesão Frio, foram transportadas para uma unidade hospitalar mas apenas por precaução devido a intoxicação. 

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas