Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Aliança manifesta pesar pela morte de militar "destacado"

O partido Aliança manifestou hoje "pesar" pela morte do general Loureiro dos Santos, "destacado militar", que "também se notabilizou pelo papel que desempenho enquanto Ministro, nos IV e V Governos Constitucionais".

Aliança manifesta pesar pela morte de militar "destacado"
Notícias ao Minuto

19:24 - 17/11/18 por Lusa

País Loureiro dos Santos

Em comunicado, a Comissão Instaladora Nacional do partido Aliança, liderada por Pedro Santana Lopes, sublinhou que Loureiro dos Santos se empenhou "em emprestar a Portugal contributos importantes para a definição de uma estratégia de defesa nacional, representando tal trabalho um contributo significativo quanto à inserção geopolítica do País e ao posicionamento de Portugal no Mundo".

O general José Loureiro dos Santos, antigo ministro da Defesa Nacional e ex-chefe do Estado-Maior do Exército, morreu hoje em Lisboa, vítima de doença.

Nascido em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real, em 02 de setembro de 1936, José Alberto Loureiro dos Santos foi ministro da Defesa Nacional entre 1978 e 1980 nos IV e V Governos Constitucionais, chefiados por Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo, ambos executivos de iniciativa presidencial de Ramalho Eanes.

Militar do ramo de artilharia, Loureiro dos Santos foi vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, em 1977, e Chefe do Estado-Maior do Exército.

O velório do general Loureiro dos Santos vai realizar-se domingo, a partir das 16:00, na Capela da Academia Militar, em Lisboa, onde na segunda-feira, às 09:30, será celebrada missa de corpo presente, após o que o funeral sairá para o cemitério de Carnaxide, no concelho de Oeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório