Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Voluntários põem 'mãos à obra' amanhã para plantar 2.000 sobreiros

"Os sobreiros têm um papel relevante na retenção de dióxido de carbono, característica que se estende também aos produtos de cortiça e que se prolonga com a sua reciclagem". Sabia?

Voluntários põem 'mãos à obra' amanhã para plantar 2.000 sobreiros
Notícias ao Minuto

16:46 - 16/11/18 por Melissa Lopes

País Reflorestação

Os colaboradores da Corticeira Amorim juntam-se amanhã, dia 17 de novembro, a representantes da Quercus e da Junta de Freguesia de Galveias, para a plantação de cerca de 2.000 sobreiros. A iniciativa terá lugar, precisamente, numa herdade da Junta de Freguesia de Galveias, o Monte da Torre.

As iniciativas de reflorestação dinamizadas por voluntários da Corticeira Amorim começaram já em 2011. E, concluída a reflorestação de sábado, estes voluntários terão sido responsáveis pela plantação de aproximadamente 20.500 árvores autóctones, com especial preponderância de sobreiros.

Desta vez, a plantação volta a incidir na região do Alentejo, uma das áreas do país com maior mancha de florestas de sobro.

Árvore nacional de Portugal desde 2011, o sobreiro é a principal espécie autóctone do país, destacando-se por ser uma espécie perfeitamente adaptada às condições de clima e de solo de Portugal e uma espécie prioritária no combate às alterações climáticas.

De entre inúmeros benefícios ambientais, a corticeira Amorim destaca, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que as florestas de sobro funcionam como "sumidouros biológicos de CO2".

"Dado o seu crescimento lento – com um ciclo de vida que por vezes ultrapassa os 200 anos – os sobreiros têm um papel relevante na retenção de dióxido de carbono, característica que se estende também aos produtos de cortiça e que se prolonga com a sua reciclagem", realça. 

A plantação de sobreiros é apoiada pelo projeto Green Cork, da Quercus, do qual a Corticeira Amorim é parceira, desde a sua génese, através do programa de reciclagem de rolhas Green Cork, que reverte na totalidade para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório