Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Família hospitalizada por intoxicação com uma braseira em Bragança

Quatro pessoas que se encontravam na mesma habitação foram hospitalizadas na madrugada de hoje, em Bragança, devido a intoxicação por monóxido de carbono libertado por uma braseira a carvão deixada acesa, segundo os bombeiros de Bragança.

Família hospitalizada por intoxicação com uma braseira em Bragança
Notícias ao Minuto

10:38 - 15/11/18 por Lusa

País Monóxido de carbono

O segundo comandante da corporação, Carlos Martins, disse à Lusa que as vítimas, duas mulheres e dois homens, foram transportados para o hospital de Bragança e acabaram por ser transferidos para o Hospital da Prelada, no Porto, devido à sua situação clínica.

De acordo com o segundo comandante, o alerta foi dado perto das 1h00 e as vítimas são uma mulher de 49 anos, outra de 19 anos, que são mãe e filha, e dois rapazes de 23 anos, irmãos gémeos. As vítimas encontravam-se na mesma casa, no Bairro dos Formarigos, na cidade de Bragança.

Carlos Martins explicou que quando os bombeiros chegaram à habitação encontraram as duas mulheres e um dos homens, sendo que a mulher mais velha "estava inconsciente" e os outros dois "conscientes, mas pouco colaborantes".

A quarta vítima, outro dos homens, terá ido mais tarde ao hospital e, depois de observado, acabou por ficar internado com sinais de intoxicação e foi também transferido para a unidade de saúde do Porto.

A vítima mais grave, a mulher de 49 anos, foi transferida no helicóptero do INEM e as restantes três de ambulância.

Os bombeiros que acorreram à habitação suspeitaram de intoxicação por monóxido de carbono e, depois de uma vistoria ao local, encontraram uma braseira a carvão que estaria a ser usada para aquecimento e que será o foco da intoxicação.

O segundo comandante dos bombeiros alertou que nesta altura do ano acontecem sempre alguns acidentes deste género por as pessoas usarem equipamentos de queima para aquecimento e não fazerem a necessária ventilação das casas.

As autoridades apelam a que não sejam deixados equipamentos incandescentes ou lareiras acesas durante a noite pelo perigo de a combustão queimar o oxigénio e provocar intoxicações por monóxido de carbono, um gás que vai sendo libertado e que atua sem que as vítimas se apercebam, podendo ser fatal.

Mesmo em relação aos restantes equipamentos usados para aquecimento, nomeadamente elétricos ou a gás, o conselho das autoridades é de que as pessoas estejam atentas à manutenção e funcionamento e que façam uma boa ventilação das habitações ou locais onde se encontram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório