Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

ZERO oferece hoje a galinha Balbina ao secretário de Estado do Ambiente

O objetivo da iniciativa é o de alertar para a necessidade de se apostar na compostagem dos bioresíduos domésticos.

ZERO oferece hoje a galinha Balbina ao secretário de Estado do Ambiente
Notícias ao Minuto

06:10 - 16/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Notícias

A Associação Sistema Terrestre Sustentável, mais conhecida por ZERO, vai entregar, na manhã desta sexta-feira, uma galinha ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

A entrega será feita no Ministério do Ambiente, na Rua do Século, em Lisboa, pelas 10h30, mas não será apenas o secretário de Estado a ter direito a ‘prendas’.

A restante equipa ministerial será brindada com três compostores domésticos.

O objetivo da ZERO é o de “alertar os decisores políticos para que o problema da obrigatoriedade de recolha de orgânicos seja, desde já, devidamente ponderado e também para sensibilizar para a necessidade de se investir, o mais urgente possível, na generalização de práticas domésticas de reciclagem de resíduos orgânicos que promovam a economia circular a nível local”.

Num comunicado enviado às redações, a ZERO refere que se devem “generalizar as soluções de compostagem ou outras soluções que possam reciclar os cerca de 37% de bioresíduos que produzimos nas nossas casas”.

Esta generalização, explica a associação, poderá ser feita com recurso à “distribuição maciça de compostores domésticos, à compostagem comunitária e mesmo à utilização de animais biorecicladores, como as galinhas”.

Por esta razão, o secretário de Estado do Ambiente vai receber a Balbina, uma galinha da raça autóctone Pedrês Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório