Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Morreu a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães aos 64 anos

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Noémia Carneiro, morreu hoje de madrugada, aos 64 anos, informou a autarquia, lamentando a perda daquela "ilustre vimaranense".

Morreu a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães aos 64 anos
Notícias ao Minuto

15:36 - 12/11/18 por Lusa

País Noémia Carneiro

Numa nota de pesar enviada hoje à Lusa, a autarquia refere que o corpo de Noémia Carneiro vai estar em câmara ardente na Igreja de Santo António dos Capuchos, onde vão decorrer as cerimónias fúnebres esta terça-feira, às 15:30 horas, indo depois a sepultar no Cemitério Municipal da Atouguia.

"O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências à família da vimaranense Noémia Carneiro, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a quem atribuiu a Medalha de Mérito Social Municipal na sessão solene evocativa, realizada há dois anos, no âmbito das comemorações do 24 de junho - Dia Um de Portugal", lê-se.

Fonte ligada à Santa Casa explicou que a provedora morreu "vítima de doença prolongada".

Noémia Carneiro nasceu em Guimarães, a 26 de novembro de 1953, estudou no Liceu de Guimarães e licenciou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A partir de 1980, desenvolveu a sua atividade profissional na Universidade do Minho e, nove anos depois, foi nomeada professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil, passando a ser diretora do referido departamento em janeiro de 2013, cargo que desempenhou até então.

Após diferentes intervenções em associações locais juvenis, teve a sua primeira participação no associativismo local na Direção da Muralha Associação de Guimarães para a Defesa do Património, cujos órgãos sociais integrou durante mais de vinte anos consecutivos, com particular empenhamento na defesa e valorização do património concelhio. No mandato 2004/2006, fez parte ainda do Conselho Vitoriano, órgão do Vitória Sport Clube.

Por convite da então presidente da Assembleia Geral passou a integrar a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia no início do corrente século, passando a exercer as funções de Provedora em 2004.

"A sua competência técnica, o seu humanismo, o seu espírito modernizador e o seu idealismo social foram fundamentais para a construção da realidade presente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, particularmente na modernização das práticas de gestão, conservação e recuperação do seu edificado patrimonial, na sustentabilidade da instituição com aproveitamento das suas instalações para novos equipamentos na área da saúde, e na humanização dos cuidados prestados aos utentes das múltiplas unidades geridas pela Santa Casa", salienta a autarquia.

Atualmente integrava, ainda, o Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório