Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Megaoperação da ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores

As ações de fiscalização foram levadas a cabo na sexta-feira à noite e na madrugada de sábado passado.

Megaoperação da ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores
Notícias ao Minuto

14:02 - 12/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo a operação Brisa do Lis no concelho de Leiria, tendo passado a pente fino 90 operadores económicos, entre padarias, estabelecimentos de diversão noturna, empreendimentos turísticos e alojamento local e estabelecimentos de restauração e bebidas.

Desta operação, que mobilizou um total de 30 inspetores da ASAE, resultou a instauração de um processo crime por “usurpação de direitos de autor e aproveitamento de obra contrafeita e 40 processos de contraordenação”.

As principais falhas detetadas foram a falta de requisitos de higiene, falta de manutenção de HACCP, falta de afixação de preços, falta de declaração prévia, falta de requisitos em alojamento local, venda de álcool a menores, irregularidades relacionadas com a rotulagem de géneros alimentícios, falta de dísticos obrigatórios, falta de manutenção de extintores, exposição em montra de artigos pornográficos, entre outras.

As ações de fiscalização da ASAE permitiram ainda apreender duas máquinas de jogo ilícito num valor de sete mil euros, bem como 47 euros em dinheiro, 125 quilogramas de carne, fruta e produtos hortícolas no valor aproximado de 250 euros.

Como resultado da operação levada a cabo em vários concelhos do distrito de Leiria foi determinada a suspensão total de um estabelecimento de restauração e bebidas e a suspensão parcial de parte de uma unidade de fabrico e armazenamento numa pastelaria. Em ambos os casos o crime em causa é o de falta de requisitos de higiene.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório