Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Português encontrado morto depois de rapto nas imediações de Maputo

Um empresário português foi encontrado morto este domingo, nas imediações de Maputo, depois de ter sido raptado e pago o resgate exigido, informou hoje o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Português encontrado morto depois de rapto nas imediações de Maputo
Notícias ao Minuto

18:43 - 11/11/18 por Lusa

País Moçambique

Em declarações à agência Lusa, o governante indicou tratar-se de um empresário, com "cerca de 50 anos" que estava em Moçambique "há oito anos" e disponibilizava "apoio aos setores da construção civil".

"Depois de ter sido objeto de um rapto, e depois de ter sido pago o resgate desse rapto, apareceu morto este domingo ao final da tarde", acrescentou José Luís Carneiro, que sublinhou tratar-se de "um caso grave, de morte, nas imediações de Maputo".

"Não vemos ligações com outros casos que têm vindo a ocorrer no Norte do país, na jurisdição da Beira. Este caso, vamos aguardar pelas investigações, mas é o resultado de um rapto e da exigência de um pagamento para libertar o cidadão. O pagamento foi realizado, mas ainda assim sucumbiu às mãos dos criminosos", disse à Lusa.

Ainda sem pormenores do caso, o governante referiu que passaram "poucas horas entre o pedido do pagamento do resgate e o assassinato deste cidadão".

O Governo já manifestou a sua "preocupação, por ser uma "situação muitíssimo grave".

O secretário de Estado das Comunidades notou os factos que têm vindo a ocorrer em Moçambique que "não contribuem para a confiança dos investidores no país, porque os portugueses são essenciais para o desenvolvimento económico do país, criam milhares de postos de trabalho".

O Governo português manifestou "toda a disponibilidade", assim como da embaixada portuguesa em Maputo para acompanhar a família nas "diligências judiciárias que estão em curso, depois de apresentadas queixas junto das autoridades moçambicanas", que estão a investigar o caso.

Também foi garantido apoio dos serviços para disponibilizar os documentos necessários para o trabalho do Ministério Público e concretizar, se necessário, a "trasladação do corpo, porque essa parece ser a vontade da família".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório